quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Modelos de Remuneração de Mídia Online

Existem muitas formas de remuneração de mídia. Vejamos as principais e seus benefícios.

Os mais comuns de se encontrar:
CPM (Custo por Mil) - mensura-se impressões, ou seja, a cada mil impressões se cobra um valor "x".
Pode ser utilizado para campanhas de branding e varejo. Nos casos em que se utiliza este tipo de remuneração para varejo, é comum que o valor unitário seja mais em conta. Tanto campanhas de links patrocinados como de display oferecem esta opção.
Calcula-se: investimento/impressões x 1.000

CPC (Custo por Clique) - como o nome diz, cobra-se apenas quando o internauta clica na peça.
Apenas sites com volume realmente grande de audiência praticam este tipo de modalidade, pois o veículo compromete normalmente um volume alto de impressões para entregar os cliques contratados.
Raras são a exceções em que os banners tem uma taxa de clique muito alta, ou seja, precisam ser expostos poucas vezes para gerar o clique.
Outros veículos, como as Ad Networks, comercializam este tipo de modalidade com maior tranquilidade e também assertividade, já que estamos falando de campanhas de nicho (por exemplo: Hotwords, Pink Ad Network, entre outras).
Calcula-se: investimento/cliques

CPD (custo por disparo) - utilizado para cobrar o disparo de e-mail marketing. A maior vantagem deste tipo de compra é o poder de segmentação oferecido pela grande maior parte dos sites.
Sites de emprego tendem a ter diversos filtros disponíveis.
Calcula-se: investimento/número de disparos de e-mail

Outras métricas:
CPL (custo por lead) - custo por cadastro ou formulário preenchido. Para campanhas que precisam aumentar sua base de cadastrados principalmente, este é o modelo que entendo ser o mais interessante, pagando apenas quando a inscrição/formulário é concluído.
Calcula-se: investimento/cadastro ou formulário preenchido

CPA (custo por aquisição) - custo por aquisição ou ação. Para checar este item é necessário inserir na página em que se considera a conversão uma tag que identifique de onde veio a conversão realizada. Sem dúvida esta é um dos modelos de negócios mais rentáveis para os anunciantes que previamente estudaram o produto e sabem extrair seu melhor.
Calcula-se: investimento/número de aquisições feitas

CPI (Custo por interação) - o custo por interação é avaliado principalmente em campanhas que desejam que os consumidores tenham algum tipo de experiência mais intima/próxima com a marca. Neste item você pode explorar ao máximo a peça publicitária, utilizando formatos que sejam de alto impacto (que ocupam a tela toda por exemplo), ou mesmo formato que sejam menos invasivos , mas que possibilitem a interação de forma "agradável".
Calcula-se: investimento/número de vezes que se interagiu com a peça (indicado não considerar nesta somatória o número de vezes em que a peça foi fechada pela internauta)

CPV (Custo por Visualização) - usado em campanhas com vídeo. Neste caso é interessante acompanhar os casos e frequência em que o vídeo foi ativado, mas não assistido até o fim e em qual parte os consumidores deixaram de assisti-lo.
Calcula-se: investimento/número de vezes que o vídeo foi visto até o fim

CPP (Custo por play) - também usado em campanhas de vídeo. Tem o intuito de mostrar quantas vezes o vídeo foi ativado/dado play a partir de sua chamada.
Calcula-se: investimento/número de vezes que se foi dado play no vídeo (independente de quanto tempo o vídeo foi visualizado)


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