Recentemente vivi uma experiência bastante intrigante.
Em conversa com profissionais da área, foi comentado a
preocupação que muito diretores vem tendo ou sofrendo, com relação a quantidade de profissionais de mídia, inclusive em cargos gerenciais,
que não sabem dizer qual a diferença das métricas ROI de CPA e estão cuidando ou se candidatando a contas/cargos importantes nas agências/clientes.
Pois bem, decidi aproveitar e comentar brevemente neste post a
diferença básica entre os dois.
É bem simples de entender e mesmo para quem está começando é bem importante saber isso.
CPA (Custo por aquisição)
É nada mais do que o valor pago para cada unidade vendida do produto
em questão.
ROI (Retorno sobre Investimento)
Trata-se de quanto do valor investido retorna ao bolso do anunciante.
Posso ser medido, por exemplo, em porcentagem (%) ou mesmo em vezes (x).
Para ficar mais simples, vou exemplificar:
Supondo que o produto a ser divulgado fosse um liquidificador (valor do
produto R$500,00) e a verba utilizada na divulgação seja de R$1.000,00, qual
seria meu CPA e ROI (considerando a venda de oito liquidificadores)?
Seguindo o exemplo acima temos a seguinte leitura:
- Custo por cada produto vendido de R$125
- Retorno em vezes do valor investido 4x
Se tiver dúvidas, mande pelo blog!
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário