Mas afinal, quais métricas estão disponíveis a nosso favor, para que possamos avaliar a adequação do parceiro e sua proposta?
Vamos pontuar algumas dicas e métricas para durante o post abrir mais detalhes e comentários.
- Qual nosso objetivo de marketing para o ano/semestre?
- Com qual público pretendemos falar?
Sabendo disso, devemos nos informar das seguintes condições sobre o veículo:
- O conteúdo do site é voltado para qual público?
- Seu conteúdo tem qualidade e é atualizado com frequência?
- O conteúdo se adequa ao comportamento do nosso público-alvo?
- Qual a audiência do site? (considerando número de páginas vistas, usuários únicos, visitantes, tempo de navegação)
- Qual a cobertura do site em seu target? (você pode usar o ComScore para extrair este dado)
- Oferece possibilidade de segmentação? (canal, região, sexo, idade, comportamento, etc.)
- Quais os modelos de remuneração trabalhados? (CPA, CPC, CPD, CPE, CPM, CPI, CPP, CPV, diárias, faixas horárias, etc.)
- O custo unitário proposto está dentro da média ou melhor que os outros planos já veiculados (considerando mesmo perfil de veículo)?
- O parceiro consegue atender a sua necessidade em relação a atualização de banners, ou mesmo de canais, de forma ágil?
- Está disposto a servir suas peças via adserver?
- Esta disposto a fazer ajustes em seus valores ou inventário para ajudá-lo a conquistar/atingir suas metas?
Vejamos algumas dicas sobre as questões acima:
- Se o perfil do público que acessa o site do parceiro não é o mesmo que o seu, você pode automaticamente deixá-lo de stand by para uma próxima oportunidade.
- Importante: atualizar conteúdo frequentemente, aumenta a probabilidade do parceiro receber uma quantidade maior de indivíduos no site, o que por consequência, aumenta a chance de mais pessoas terem acesso a sua comunicação, acessarem seu site, conhecerem mais sobre seu produto e assim por diante.
- Aqui deve ser avaliado caso a caso. Um bom exemplo de adequação... sites com conteúdo voltado para crianças, mas que também são acessados pelas mamãe. Neste caso, produtos façam parte/bem a criança e a mamãe se adequam perfeitamente a esta situação, como iogurtes, cereais, etc.
- Dependendo do seu objetivo, fazer parcerias cuja audiência é muito grande, pode trazer muitos benefícios, ou não. Se sua intensão é ter grande visibilidade e utilizar um parceiro com grande audiência, você precisará investir muito mais para se fazer notar, por exemplo.
- Ter acesso a ferramenta do ComScore para saber a cobertura do site em seu target é um plus no plano. Hoje em dia poucas agências tem acesso a ela por conta do custo.
- Possuir a possibilidade de segmentar sua campanha, sempre é uma grande vantagem, mas cuidado! Segmentar demais, pode afunilar tanto a audiência, que quase ninguém a verá!
- Cada modelo de remuneração oferece um benefício diferente a quem planeja. Em outro post vamos discutir mais a fundo a diferença de cada uma.
- Muitas vezes, recebemos propostas que parecem ser excepcionais, mas ao fazer o cálculo inverso, percebemos que o custo unitário proposto nem sempre condiz com o senário que vínhamos trabalhando. Muito cuidado com este ponto! Saiba negociar com seu parceiro para que ambas as partes fiquem satisfeitas.
- Fazer otimizações em campanhas online é uma regra, raras exceções conseguem fugir dela. Entenda até que ponto o veículo consegue negociar uma maior agilidade e atenção para atender sua demanda. Nos casos em que a campanha tem o objetivo de venda, oferecer agilidade na troca de peças e otimização da campanha se faz tão necessário quando negociar bem. Uma má otimização ou pouca agilidade, podem acarretar em prejuízos irreparáveis!
- Julgo ser importante a utilização de adserver em campanhas até mesmo para se poder auditar a entrega. Independente de você usar ou não esta tecnologia, é sempre interessante saber o que seu parceiro acha da utilização dele em seu site e se há oposição.
- Eventualmente, os esforços feitos de otimização nas campanhas podem não surtir todo o efeito esperado e as metas estabelecidas podem não ser alcançadas por pouco. Nestes casos, poder contar com a ajuda vinda por parte do veículo, como bonificações ou melhores condições de negociação, é mais um ponto a ser levado em consideração.