sábado, 29 de setembro de 2012

Quais métricas considerar para ajudar na decisão de incluir ou não um novo veículo no Plano de Mídia?

Atualmente, surgem inúmeros veículos (sites, blogs, portais) por dia e todos gostariam de fazer parte do seu plano de mídia.
Mas afinal, quais métricas estão disponíveis a nosso favor, para que possamos avaliar a adequação do parceiro e sua proposta?
Vamos pontuar algumas dicas e métricas para durante o post abrir mais detalhes e comentários.
  1. Qual nosso objetivo de marketing para o ano/semestre?
  2.  Com qual público pretendemos falar?
Tendo clara a resposta a estas duas questões, fica muito mais fácil de entender se o parceiro que está se apresentando a você, terá a oportunidade de trabalharem juntos já ou em um futuro próximo.
Sabendo disso, devemos nos informar das seguintes condições sobre o veículo:
  1. O conteúdo do site é voltado para qual público?
  2. Seu conteúdo tem qualidade e é atualizado com frequência?
  3. O conteúdo se adequa ao comportamento do nosso público-alvo?
  4. Qual a audiência do site? (considerando número de páginas vistas, usuários únicos, visitantes, tempo de navegação) 
  5. Qual a cobertura do site em seu target? (você pode usar o ComScore para extrair este dado)
  6. Oferece possibilidade de segmentação? (canal, região, sexo, idade, comportamento, etc.)
  7.  Quais os modelos de remuneração trabalhados? (CPA, CPC, CPD, CPE, CPM, CPI, CPP, CPV, diárias, faixas horárias, etc.) 
  8. O custo unitário proposto está dentro da média ou melhor que os outros planos já veiculados (considerando mesmo perfil de veículo)?
  9. O parceiro consegue atender a sua necessidade em relação a atualização de banners, ou mesmo de canais, de forma ágil?
  10. Está disposto a servir suas peças via adserver?
  11. Esta disposto a fazer ajustes em seus valores ou inventário para ajudá-lo a conquistar/atingir suas metas?
Com estas questões em mente, fica mais fácil de você (cliente/planejador e veículo), identificarem se este é um momento propício para iniciar uma nova parceria.
Vejamos algumas dicas sobre as questões acima:
  1. Se o perfil do público que acessa o site do parceiro não é o mesmo que o seu, você pode automaticamente deixá-lo de stand by para uma próxima oportunidade.
  2. Importante: atualizar conteúdo frequentemente, aumenta a probabilidade do parceiro receber uma quantidade maior de indivíduos no site, o que por consequência, aumenta a chance de mais pessoas terem acesso a sua comunicação, acessarem seu site, conhecerem mais sobre seu produto e assim por diante.
  3. Aqui deve ser avaliado caso a caso. Um bom exemplo de adequação... sites com conteúdo voltado para crianças, mas que também são acessados pelas mamãe. Neste caso, produtos façam parte/bem a criança e a mamãe se adequam perfeitamente a esta situação, como iogurtes, cereais, etc.
  4. Dependendo do seu objetivo, fazer parcerias cuja audiência é muito grande, pode trazer muitos benefícios, ou não. Se sua intensão é ter grande visibilidade e utilizar um parceiro com grande audiência, você precisará investir muito mais para se fazer notar, por exemplo.
  5. Ter acesso a ferramenta do ComScore para saber a cobertura do site em seu target é um plus no plano. Hoje em dia poucas agências tem acesso a ela por conta do custo.
  6. Possuir a possibilidade de segmentar sua campanha, sempre é uma grande vantagem, mas cuidado! Segmentar demais, pode afunilar tanto a audiência, que quase ninguém a verá!
  7. Cada modelo de remuneração oferece um benefício diferente a quem planeja. Em outro post vamos discutir mais a fundo a diferença de cada uma.
  8. Muitas vezes, recebemos propostas que parecem ser excepcionais, mas ao fazer o cálculo inverso, percebemos que o custo unitário proposto nem sempre condiz com o senário que vínhamos trabalhando. Muito cuidado com este ponto! Saiba negociar com seu parceiro para que ambas as partes fiquem satisfeitas.
  9. Fazer otimizações em campanhas online é uma regra, raras exceções conseguem fugir dela. Entenda até que ponto o veículo consegue negociar uma maior agilidade e atenção para atender sua demanda. Nos casos em que a campanha tem o objetivo de venda, oferecer agilidade na troca de peças e otimização da campanha se faz tão necessário quando negociar bem. Uma má otimização ou pouca agilidade, podem acarretar em prejuízos irreparáveis!
  10. Julgo ser importante a utilização de adserver em campanhas até mesmo para se poder auditar a entrega. Independente de você usar ou não esta tecnologia, é sempre interessante saber o que seu parceiro acha da utilização dele em seu site e se há oposição.
  11. Eventualmente, os esforços feitos de otimização nas campanhas podem não surtir todo o efeito esperado e as metas estabelecidas podem não ser alcançadas por pouco. Nestes casos, poder contar com a ajuda vinda por parte do veículo, como bonificações ou melhores condições de negociação, é mais um ponto a ser levado em consideração.