Existem diversas maneiras de entender os resultados vindos de banners.
É importante saber previamente que apenas uma porcentagem de pessoas que clicam sempre em banners/publicidade na internet, os chamados "heavy clickers", é de apenas 4% (fonte: comScore).
As pessoas que não clicam nessas peças, podem ter outros diversos comportamentos para chegar a compra como:
- depois de ver a campanha entrar no site do anunciante direto;
- buscar saber mais sobre a marca em um buscador (exemplo: Google);
- em casos que há telefone nas peças publicitárias, gerar ligações, afim de tirar dúvidas ou mesmo fazer a aquisição do produto.
É fundamental ressaltar que a publicidade por si só não venderá seu produto pra você!
Um equipe mau treinada, não levará ao consumidor a mensagem adequada. Além disso, precisamos considerar outros fatores como:
- disponibilidade do produto em estoque e a pronta entrega;
- seus produtos precisam estar em perfeitas condições para a venda (tomar cuidado com prazos de validade, embalagem com defeito ou mau armazenadas, etc...);
- colaboradores preparados para atender a qualquer momento o consumidor e saber responder tudo sobre seu produto;
- locais de trabalho em perfeitas condições para realizar o atendimento (limpo, sem poluição visual ou mesmo sonora);
No caso da venda de serviço, se certifique que todos os colaboradores que lidam com o público final e que não lidam estejam preparados para responder as dúvidas do consumidor sobre o produto. A forma que estas pessoas tratam seus prospects e clientes definirá se eles voltaram uma próxima vez ou não!
Assim como seu produto ou serviço deve se encaixar em um "contexto perfeito", o anúncio também deve.
Avalie o quanto este anúncio se adequa ao público frequentador do site. Veja se as cores do banner podem atrapalhar ou chamar mais atenção do internauta do que a mensagem. Não é difícil de encontrar banners que a animação chamam mais a atenção do que a própria mensagem.
Analise a frequência que este internauta pode estar recebendo a mensagem e como isso pode impactar no momento e futuramente na mente deste consumidor. Mensagens repetitivas e com alta frequência tentem a irritar e cansar quem acessa um mesmo site algumas vezes em período curto de tempo.
Depois de uma campanha, você pode também fazer pesquisas de reconhecimento da marca, ou averiguar quem foram as pessoas que viram, ou estão vendo a campanha no ar. Qual sua intenção de compra? Com que frequência costuma comprar e se a partir desta campanha, este consumidor se interessou pelo produto...
Lembre-se que ações isoladas não surtem efeito. O que ditará o sucesso de uma campanha é o conjunto de ações, ou seja, tudo o que você faz e deixa de fazer refletirá diretamente no porque de seu objetivo ter sido alcançado ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário