Minha idéia neste post, é explicar resumidamente como montar um planejamento de mídia online.
Pouco se aprende na faculdade sobre este tipo de planejamento. Logo, minha intensão é auxiliar as pessoas que tem pouca ou nenhuma experiência com publicidade na internet.
Para iniciar um planejamento é necessário que se preencha um briefing antes, que deve conter no mínimo as informações a seguir:
nome do cliente:
conceito da marca:
site do cliente:
histórico do cliente:
concorrência:
problema de comunicação:
objetivo do marketing:
objetivo de comunicação:
meses que envolvem a campanha:
veículos (além da internet que participaram do plano):
Público-alvo:
site:
canal:
formato:
verba:
Assim que estiver preenchido o briefing, separe os sites que tem o mesmo perfil de público-alvo desejado pelo cliente.
Depois, analise cada um individualmente, afim de definir se é valido fazer a veiculação de sua campanha em todo o site ou apenas em alguns canais.
Definido o "onde", é necessário definir "o que".
Cada site tem suas particularidades, portanto, analise quais são os formatos publicitários disponíveis e quais deles podem trazer ao seu cliente o melhor resultado.
A frequência, no entanto, tem duas vertentes e que é definida de acordo com o objetivo da comunicação.
Quando falamos em promoção, entendemos que em um período relativamente curto de tempo a intensidade e frequência na veiculação dos formatos é fundamental para exposição da marca.
Se o objetivo for a exposição do conceito da marca em si, a frenquência ou continuidade é relativamente mais relevante que a intensidade, salvo alguns casos.
Fato é que a marca que encara sua popularidade como presuposto para deixar de fazer veiculções na mídia mesmo que com pequenos investimentos, é esquecida em um período de tempo bem menor do que o período que demorou para se fazer notar.
Gostou? Deixe seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário