sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Quando o bônus vira um problema!

Sempre que apresentado ao cliente o orçamento para a realização de uma campanha online, é necessário considerar o custo de adserver.

Nesse caso é importante deixar uma margem de segurança para cobrir possíveis erros ou bonificações durante a campanha.

Você deve estar se perguntando: Quantos porcento deve ser calculado a mais para cobrir essa margem?

A verdade é que não existe hoje um padrão de entrega de bonificações no mercado online.

Isso significa que, considerando que sua campanha seja veiculada corretamente e você apenas receba bonificações, não é possível prever por padrão utilizado no mercado, quanto a mais deve ser calculado (pois não há este padrão).

Quando você utiliza mapa de conversão, o valor da conversão vem através do adserver, ou seja, sem adserver, não há como verificar qual a eficiência da campanha em cada site contratado efetivamente.

Então o que fazer se o cliente não pode arcar com investimentos adicionais e sua bonificação no veículo consumiu mais adserver do que o previsto para a campanha?

Existem algumas opções e fica ao critério de cada um entender o que é melhor para o cliente e para agência.

1 - o cliente investir a diferença das bonificações atuais - nesse caso é possível será possível entregar o contratado mais a bonificação (fornecidas até a data que se extraiu o último relatório). Aqui é importante negociar com os veículos para que não haja mais bonificações durante a campanha. Esta opção possibilita a leitura da campanha por um relatório unificado de informações e com mapa de conversão sem alterações;

2 - o cliente não investir a diferença - e os relatórios da campanha passam a ser extraídos de cada veículo (lembrando que haverá distorção no resultado do mapa);

3 - o cliente investir a diferença com margem de segurança para as possíveis futuras bonificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário